segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

23 de dezembro de 1805: nascimento do profeta Joseph Smith Jr.


23 de dezembro de 1805: Joseph Smith Jr., fundador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nasce proximo a Sharon, Vermont (EUA), sendo o quinto de onze filhos.

Quando ele ainda era um menino, a família de Smith se mudou para a área de Palmyra, NY, durante um renascimento religioso protestante conhecido como o Segundo Grande Despertar. O movimento era particularmente forte no oeste do Estado de Nova York. Enquanto explorava a qual igreja deveria se unir, Smith teve a primeira de várias visões religiosas enquanto orava no bosque próximo a sua casa em 1820, aos 14 anos de idade.

Em 1823, aos 17 anos, Smith teve uma experiência religiosa que provaria ser a mais significativa de sua vida. Ele foi visitado por um anjo chamado Morôni que revelou a localização de vários artefatos sagrados num monte em Palmyra conhecido como Monte Cumorah. De acordo com Smith, esses objetos incluíam um conjunto de placas de ouro que detalhavam as histórias e ensinamentos de profetas hebreus que viveram na América antiga. Sete anos depois, Smith traduziu essas placas de ouro, que viriam a se tornar o Livro de Mórmon.

Smith e seus primeiros seguidores logo estabeleceram a Igreja de Cristo em Fayette e Colesville, mas, ao enfrentar resistência e desconfiança, eles se mudaram para o oeste em 1831 na esperança de estabelecer a Sião americana. Cerca de uma década mais tarde, eles foram forçados para fora de Ohio e Missouri depois violentos conflitos com não-mórmons, incluindo uma circunstância em que Smith foi espancado, coberto de piche e penas de aves.

Smith e seus se guidores então estabeleceram uma nova comunidade em Illinois chamada Nauvoo, onde ele serviu como líder religioso e político. Ele foi preso depois de tentar fechar um jornal que publicou escritos críticos de Smith por seus oponentes.

Smith foi assassinado aos 38 anos de idade quando uma multidão invadiu a cadeia onde ele estava preso e atirou e o matou, junto com seu irmão, Hyrum. Sua morte o tornou um mártir para seus seguidores e ajudou a cimentar sua reputação entre eles como um profeta.

Nenhum comentário: