quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Igreja SUD aprimora páginas na web sobre sua história e doutrina

Reprodução/lds.org


A Igreja SUD atualizou e aumentou várias páginas em seu site que lidam com umaampla gama de tópicos, incluindo algumas das questões mais delicadas da história da Igreja.

As melhorias são parte de um esforço maior a longo prazo para ajudar famílias a melhorarem o estudo pessoal e em família do evangelho, dizem líderes da Igreja.

As páginas aprimoradas de "Tópicos do Evangelho" são encontradas sob a aba "Ensinamentos" no topo do site LDS.org. A página aprimorada sobre "Raça e o Sacerdócio" foi postada na semana passada, seguindo a publicação de "Relatos da Primeira Visão" e "Os Mórmons são Cristãos?" As páginas aprimoradas se destinam a usar perspectivas históricas e recursos externos transparentemente para ajudar pais a responderem perguntas que seus filhos podem encontrar online, dizem líderes da Igreja.

É a primeira vez que a igreja utiliza recursos externos.

"Pela primeira vez, estamos linkando para recursos fora do LDS.org", disse o Élder Paul. B. Pieper, diretor executivo do Departamento do Sacerdócio de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. "Isso é novo. Nós nunca permitimos a ninguém no site LDS.org linkar para sites fora do LDS.org. Se você olhar na parte inferior dessas páginas, verá que linkamos para o índice de citação de escrituras da BYU e a Enciclopédia do Mormonismo, por exemplo".

"É realmente um novo dia para o LDS.org", acrescentou.

Membros da igreja estão celebrando as páginas aprimoradas, principalmente a página sobre raça e sacerdócio, que claramente "repudia" teorias que alguns críticos alegavam que era doutrina da igreja e a base para uma proibição que negros recebessem o sacerdócio, uma proibição suspensa por revelação em 1978.

"É extremamente valioso", disse Roger Nicholson, um membro da Igreja em Union City, Califórnia. "Agora podemos apontar diretamente para LDS.org e mostrar às pessoas que não ensinamos isso".

Estudo e fé

As páginas de tópicos são uma parte de um esforço maior para aprimorar o currículo da igreja com novas ferramentas digitais e um site aprimorado. Essas iniciativa começou no ano passado com o lançamento de um novo programa curricular para os jovens que incitou o planejamento de estudo e lições para mórmons adolescentes em LDS.org e suas novas ferramentas de ensino e aprendizado iterativas.

O processo de criação do novo currículo para os jovens, combinado com a revolução digital global, levou alguns líderes e funcionários da igreja a considerar como o site LDS.org poderia ser usado para desenhar todas as instruções da igreja para o lar e as famílias primeiro, com instruções de domingo como um suplemento, disse o Élder Pieper.

"Isso mudou nosso pensamento completamente", ele acrescentou, "e estávamos trabalhando nisso por um ano".

As mudanças continuarão por outros dois anos com melhoramentos similares para o currículo para adultos e crianças, assim como melhorias contínuas ao site LDS.org.

Melhorias à seção Tópicos do Evangelho também são críticas enquanto a igreja cresce, disse Élder Pieper.

"Isso realmente vem de olhar para uma igreja mundial e dizer: 'O que fazemos quando temos 20 milhões ou 50 milhões de membros?' Temos que ter um núcleo simples ao redor do qual podemos construir. Quando levamos o evangelho a um novo país, levamos uma cópia de 'Princípios do Evangelho' e as escrituras. Agora podemos levar as escrituras e Tópicos do Evangelho".

Por décadas, líderes da igreja tem enfatizado melhor ensinamento, diz Élder Pieper. O objetivo primordial das melhorias ao site LDS.org é uma nova ênfase emergente para ajudar membros da igreja, onde quer que estejam, a se tornar melhores aprendizes. Cada uma das três páginas aprimoradas de Tópicos do Evangelho inclui múltiplos recursos do lado direito da página, mas o primeiro recurso em cada caso é um link para uma página intitulada "Procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé", uma frase das escrituras SUD. Essa página diz que o desejo de fazer perguntas vem de Deus e deve envolver a razão.

"Em nossa busca pela verdade, nós lemos, ponderamos e analisamos informações e pesamos sua confiança", diz a página.

"Temos que nos fazer perguntas difíceis quando buscamos aprender pelo estudo," diz o Élder Pieper. "Quais são as suposições? Quais são as intenções? Quão preciso é isso? É um bom conhecimento? Não é? Como ela se encaixa com a minha experiência de fé? Como ela se encaixa com outras coisas? Há muitas coisas que você tem que questionar, e acho que a maioria das pessoas com a Internet ter algo pelo seu valor nominal e não pesquisam muito além".

Aprender pela fé vem pelas escrituras e pela oração, disse o Élder Pieper. "A melhor fonte de toda a verdade e de todo o contexto e de todo o entendimento é o Senhor".

Tópicos Quentes

Enquanto o Comitê de Serviços de Comunicação da igreja considerava as implicações do currículo aumentado para os jovens e atualizava as capacidades de busca e a home page do site LDS.org. Élder Pieper disse que questões foram levantadas sobre onde ele deveria fornecer informações sobre os tópicos online mais quentes sobre a igreja.

Esses tópicos quentes às vezes se tornam ataques "sensacionalizados" sobre a história ou doutrina da igreja, disse o historiador da igreja Steven E. Snow. Ele disse que líderes da igreja queriam ajudar membros a estudarem esses tópicos e fornecer as melhores informações disponíveis.

"Os jovens, particularmente, entrarão em um site e dirão, 'Bem, eu nunca ouvi falar sobre isso'," Élder Snow disse: "Então isso os levará a outro. E eles vão seguir em frente. Então há essa questão da credibilidade que começa com, 'O que mais a igreja está escondendo?' Bem, não estamos escondendo nada. (...) Acho que nesse dia e era, está se tornando aparente que realmente precisamos fornecer uma série de respostas que ajudarão nossos membros a entenderem melhor esses capítulos de nossa história".

Esse esforço foi articulado com a decisão de tornar a seção Tópicos do Evangelho do site LDS.org um foco de estudo da igreja.

"Com o que estamos encarando, é importante que todos aprendamos como aprender, tanto quanto como ensinar", disse Élder Pieper. "Então o plano é ser um recurso que qualquer um possa vir e estudar o evangelho e fortalecer seu testemunho e intensificar sua conversão. É para isso que são os Tópicos do Evangelho. É um site de aprendizado, não um site de ensino".

"É sobre ensinar em casa e recursos para os pais", acrescentou, "e, a propósito, aqui estão recursos para perguntas que os pais podem receber".

Raça e sacerdócio

Essas questões podem incluir a posição da igreja sobre os negros e o sacerdócio antes de 1978, quando o então presidente da igreja Spencer W. Kimball recebeu a revelação suspendendo a proibição.

A página do tópico sobre raça e sacerdócio diz que a doutrina da igreja é que Deus ama a todos igualmente e disponibiliza a salvação para todos. Também afirma que a estrutura e organização da igreja encoraja a integração racial.

"A igreja foi estabelecida em 1830, durante uma era de grande divisão racial nos Estados Unidos", diz a página. O fundador da igreja Joseph Smith abertamente se opunha à escravidão e permitiu a ordenação de poucos homens negros, um dos quais participava das cerimônias no templo.

Em 1852, o sucessor do Presidente Smith, Presidente Brigham Young, "publicamente anunciou que homens de ascendência africana negra não poderiam mais ser ordenados ao sacerdócio". Ele também disse naquele ano que, no futuro, membros negros da igreja "teriam (todos) os privilégios" dos quais outros membros gozavam "e mais".

"Nós realmente tentamos entender nossa história e porque essa política ocorreu", disse Élder Snow, "e o que levou à revelação do Presidente Kimball em 1978".

Esse esforço incluiu maior atenção dos historiadores.

"Nós contamos com a ajuda de historiadores, historiadores da igreja, estudiosos, líderes da igreja, assim como outros para trabalhar cuidadosamente nesses temas para nos certificarmos que temos os fatos tão corretamente quanto sabemos hoje", disse Élder Snow, "então para ajudar nossos membros a entendê-los no contexto da época em nossa história e da época na história americana, o que estava acontecendo no mundo na época. Esses têm sido meses muito interessantes de pesquisa e busca acadêmica enquanto temos conseguido pesquisar claramente algumas dessas questões e capítulos".

A página sobre raça e sacerdócio inclui vídeos de membros negros da igreja falando sobre suas perspectivas.

"É uma dessas coisas que você se lembra onde estava e como se sentiu e o que fez depois", disse Darius Gray em um vídeo sobre a revelação do sacerdócio em 1978. "Foi um momento extraordinário. O mundo tinha mudado em modos que muitos nem reconheciam".

Outros tópicos

Roger Nicholson é um mórmon com parentes que deixaram a igreja depois de serem afetados por materiais que acharam na internet. Um gerente de garantia de qualidade de software com uma firma em Silicon Valley durante o dia, Nicholson ajuda a produzir conteúdo paralelamente para o site FairMormon.org, que enfrenta questões na internet sobre a igreja com respostas acadêmicas.

Nicholson passou anos pesquisando o lds.org por informações fornecidas sobre alguns desses tópicos por líderes da igreja e historiadores em conferências e publicações da igreja.

"Sobre a Primeira Visão, a igreja tem algo no site há anos", disse Nicholson. "Eles o substituíram com 'Relatos da Primeira Visão', que é muito melhor, mas todas as informações estavam em 'The Ensign' (uma revista da igreja) e até em sua predecessora, 'The Improvement Era', antes. Mas quando se fala sobre o assunto uma vez em um período de 10 ou 20 anos, é difícil saber ou encontrar facilmente. Reunir as melhores informações em páginas divididas por assunto fáceis de encontrar em LDS.org é a peça que estava faltando na lacuna entre tudo que a igreja forneceu durante os anos e encontrá-la facilmente".

Joseph Smith registrou que Deus o Pai e Jesus Cristo apareceu para ele em 1820 em quatro relatos manuscritos, em 1832, 1835, 1838 e 1842. A página sobre os relatos da Primeira Visão fornece links diretos para os relatos manuscritos no site do Projeto Documentos de Joseph Smith.

"Não vejo como se poderia tornar mais fácil o acesso a essa informação", disse Nicholson.

É essa a idéia, disseram Élder Pieper e Élder Snow.

"Estamos tentando cobrir tudo", disse Élder Pieper, "estamos tentando abrir a possibilidade mais completa de tudo para as pessoas virem e abraçá-las, mas fazê-lo com sua fé ali".

A Primeira Presidência da igreja aprova cada uma das páginas de tópicos aprimorados.

"A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze têm sido muito favoráveis a esse processo", disse Élder Snow. "Acho que eles sentem a necessidade de fornecer informações precisas a nossos membros para contrapor muito do sensacionalismo que tende a vir na internet sobre alguns desses tópicos históricos".

"Queremos e eles possam ir a um lugar onde podem ler informações precisa e poderem buscar entender esses capítulos históricos no contexto da época e local e entender que essas respostas foram aprovadas pelos irmãos que presidem a igreja. Acho que isso dará a muitos de nossos membros confiança de que podem confiar nessas respostas."

Nicholson disse que gostará de ver o projeto se desdobrar.

"Estou realmente ansioso por qualquer coisa a mais que venha nos Tópicos do Evangelho".

Élder Snow disse que uma das próximas de tópicos que será aprimorada será sobre a tradução do Livro de Mórmon.

Igreja digital

Líderes da igreja estão encorajando membros a usarem ferramentas digitais do evangelho onde for possível. Isso reduz os custos de imprimir manuais para a igreja assim como a necessidade de os membros adquirirem escrituras.

A igreja publicou um novo conjunto de escrituras em inglês este ano, atualizando cabeçalhos de capítulos e seções, entre outras coisas. Essas atualizações foram feitas automaticamente em aplicativos em celulares e tablets, e a igreja disse aos membros para não comprarem novas escrituras impressas apenas por causa das atualizações.

"Eu estava numa reunião do alto conselho na quinta-feira", disse Nicholson, "e o presidente da estaca olhou e percebeu que todo mundo tinha um celular ou um tablet. Não havia uma única cópia impressa das escrituras na sala".

Élder Pieper disse que usa os aplicativos da igreja como a Biblioteca do Evangelho enquanto vai de trem para o trabalho no centro de Salt Lake City todos os dias, mas disse que muitos membros vão precisar de ajuda para se familiarizar com as novas ferramentas digitais no site e nos aplicativos da igreja.

"Parte do que faremos com o novo currículo adulto no sacerdócio e na Sociedade do Socorro é que ensinaremos mais sobre como usar essas ferramentas", disse. "Você será ensinado aos domingos sobre como usar um pouco disso".

As informações são do Deseret News.

Nenhum comentário: