sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Igreja SUD cria primeira estaca no Togo (África)

Uma família na Estaca Lomé Togo. (Foto cortesia da Área África Oeste)

Membros de 12 ramos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Lomé, Togo, se reuniram no edifício da Igreja recentemente dedicado no domingo, dia 8 de dezembro, para testemunhar a criação da primeira estaca de Togo.

Togo está localizado no Golfo da Guiné, entre Gana ao oeste e Benin ao leste. Sua capital nacional e principal porto é Lomé, aninhada no canto sudoeste deste país de quase 7 milhões de habitantes.

Élder Terence M. Vinson, dos Setenta e primeiro conselheiro da Presidência da Área África Oeste, organizou a Estaca Lomé Togo com a assistência do Élder Norbert K. Ounleu, um Setenta de Área da Costa do Marfim.

"Os membros da Igreja em Lomé mostraram um amor maravilhoso pelo Senhor e tem demonstrado um compromisso maravilhoso para viver o evangelho. Eles agora têm o privilégio de ter uma estaca", disse Élder Vinson.

Do pequeno distrito que foi formado há menos de quatro anos, há agora oito alas e quatro ramos na recém-formada Estaca Lomé Togo. Esse evento histórico aconteceu por causa do crescimento rápido e significativo. Mas onde um rápido crescimento às vezes chega ao custo da maturidade e profundidade, o que não é o caso em Lomé.

"O presidente de missão, Robert F. Weed, é o presidente de distrito recém-desobrigado, Komlan Amegandji,lideraram os Santos de Lomé ensinando a eles os princípios de conversão e focando em liderá-los a um crescente entendimento do evangelho de Jesus Cristo".

O começo da Igreja em Togo data do final da década de 1980, depois que vários togoleses que foram batizados no exterior gradualmente retornaram à sua terra natal sem encontrar congregações estabelecidas no país. Dieudonné Attiogbe,batizado em Londres em 1989, não conseguiu encontrar outros membros da Igreja em Togo.

En resposta à sua carta, enviada à sede africana da Igreja em Johanesburgo, na África do Sul, o escritório enviou ao Irmão Attiogbe uma lista de vários togoleses que tinham sido batizados no exterior, junto com seus endereços. O Irmão Attiogbe, junto com Koffi Afangbedji e Agnon Didier, começou a se reunir com um pequeno grupo de membros no Togo por volta de 1996. O Élder James O. Mason, então dos Setenta e presidente da Área África, oficialmente organizou o grupo de Lomé Togo em julho de 1997. Nessa época, cerca de 25 Santos dos Últimos Dias estavam vivendo ali.

Em fevereiro de 1999, Togo estava sob a Missão Costa do Marfim Adidjan. Naquele mesmo mês, o primeiro casal missionário, Dermoine A. e Joyce Findlay, iniciou o trabalho missionário no Togo e o Ramo Lomé foi organizado, com Dieudonné Attiogbe como seu primeiro presidente. O reconhecimento legal da Igreja foi concedido em julho de 2000. O primeiro distrito no Togo foi criado em 2009.

Em 2011, para melhor alinhar os recursos às novas necessidades, a Missão Benin Cotonou — abrangendo Benin e Togo — foi criada de parte da antiga Missão Costa do Martim Abidjan. Quando o Presidente Robert Weed e sua esposa, Sister Rebecca Weed, chegaram para liderar a nova missão em julho daquele ano, havia apenas cinco ramos da Igreja em Lomé, Togo.

"Agora há 12 unidades em Lomé e houve 310 batismo apenas no último ano", relatou o Élder Vinson. "O futuro da Igreja em Lumé é brilhante. O presidente da nova estaca, Kcodgoh Laurent Edgeweblime, tem uma visão de crescimento contínuo para a Igreja no Togo".

O presidente Weed acrescentou: "Os frutos da aceleração do trabalho de salvação são evidentes na criação da primeira estaca no Togo. Em poucos anos, a Igreja cresceu de cinco ramos para uma estaca de Sião. A maturidade da liderança em tal novo grupo de Santos dos Últimos Dias é um testemunho de sua incrível fé, amor e devoção".

O centro da estaca ficou lotado enquanto mais de 800 membros da Igreja, missionários, investigadores, mídia e líderes tribais locais ouviam à nova presidência falar à congregação. O presidente Edgeweblime e seus conselheiros Anani Kouegan e Boevi Edem Lawson, todos expressaram profunda apreciação ao evangelho em suas vidas e pela oportunidade de ajudar o trabalho a seguir em frente.

"Podemos não ver a importância dela agora, mas a formação da estaca Lomé será uma grande bênção para o Togo", disse o presidente da nova estaca, Kcodgoh Laurent Edgeweblime. "Há milhões de pessoas em nosso país que precisam ouvir a palavra de Deus. O crescimento da Igreja no Togo é um testamento de como o evangelho de Jesus Cristo está se espalhando pelo mundo".

Tanto membros como missionários compartilharam seus pensamentos sobre os eventos do dia.

Y. Blaise, segundo conselheiro da Ala Attiegou, disse: "Esperamos por esse dia por algum tempo. Eu queria estar presente para a organização da estaca de Lomé, a primeira na história da Igreja no Togo".

O Élder Ounleu, Setenta de Área nos países de língua francesa na África Ocidental, comentou que quando ele veio pela primeira vez ao Togo para ajudar a organizar a nova missão, ele tinha a impressão de que teria muito sucesso. Ele expressou sincera gratidão ao Presidente e à Sister Weed, notando que "eles são para mim anjos enviados para ajudar a fazer todo esse trabalho".

"Meus pensamentos sobre esse maravilhoso evento são simples — Deus ama Seus filhos", disse o Élder Ounleu. "Eu vi Sua mão nos ajudando durante a conferência. Esse é só o começo do crescimento da Igreja em Lomé, Togo. Temos membros fiéis que mover os assuntos do Senhor adiante. Eu vi, durante a conferência, mães, maridos e crianças radiantes. Eles creem fortemente que a estaca mudará suas vidas e protegerá seu país".

Em suas considerações finais, o Élder Vinson agradeceu aos líderes de distritos desobrigados, Presidente Amegandji e seus conselheiros, Mathieu Gbedevi e Koffi N’Sougan, por seu serviço. Os membros da congregação foram lembrados que, apesar de uma nova estaca ter sido formada, ainda há muito a se fazer.

"Ter a oportunidade de presidir a criação da primeira estaca no Togo foi uma experiência maravilhosa", disse o Élder Vinson depois da conferência. "Sentir o Senhor guiando a mim e ao Élder Ounleu na identificação do homem que o próprio Senhor já tinha escolhido para ser o presidente da estaca é um privilégio maravilhoso".

As informações são do Deseret News.

Nenhum comentário: